Como escolher um bairro seguro para morar

Posted by | agosto 17, 2020 | Uncategorized | No Comments

casas e prédios em bairros

Mudar de residência ou realizar a compra de um novo imóvel é um grande passo. O fator financeiro influencia bastante, mas, quando falamos de localização, o ideal é poder optar por um lugar que você goste e, principalmente, ofereça segurança, seja para viver com a família ou até mesmo sozinho. Além de um bairro seguro para morar, outros fatores, como as facilidades presentes na vizinhança, e a distância para os seus principais pontos de interesse, também têm peso na decisão. Então, antes de bater o martelo no seu novo lar, é preciso considerar estas e outras características com muito cuidado:

1 – Faça uma busca na internet

Depois de escolher os possíveis bairros que você gostaria de morar, procure realizar pesquisas na internet e veja quais tipos de notícias estão relacionadas ao local.

Acesse também o site da prefeitura do bairro. Nele, você pode encontrar informações úteis sobre as taxas de criminalidade, e facilidades como hospitais, delegacias próximas e opções de lazer.

2 – Converse com moradores

Outra maneira de saber mais sobre o bairro que você pretende morar é conversando com pessoas que já vivem por lá.

Faça algumas visitas à vizinhança, e fale com pessoas que trabalham em estabelecimentos como padarias, cabeleireiros, bancas e farmácias. Elas são boas fontes de referência sobre o dia a dia dos arredores e o nível de segurança do bairro. Se encontrar moradores mais antigos, melhor ainda.

3 – Visite o bairro de dia e de noite

Antes de fechar o contrato do seu imóvel, procure passar pelas ruas do bairro durante o dia e também à noite. Assim, você conseguirá saber como é a iluminação, se o local é movimentado, e ainda reparar no comportamento das pessoas que circulam pela vizinhança.

Verifique se existem guardas noturnos, e estabelecimentos como bares, que atraem muitas pessoas ao local. A dinâmica de um lugar pode ser completamente diferente durante os dois períodos do dia, e isso deve ser avaliado antes de você fechar qualquer negócio.

4 – Considere a infraestrutura do local

Um bairro seguro não apresenta apenas baixos índices de roubos, mas também oferece uma boa estrutura para os moradores.

Vizinhanças que possuem delegacias próximas e hospitais de fácil acesso são ótimas opções.

Além disso, saber como funciona o transporte público no bairro também é essencial. Procure informações sobre pontos e paradas próximas a residência, principalmente se você ou algum familiar necessitam utilizar esse meio.

A iluminação da rua e pontos mais estratégicos, como praças e estacionamentos, também são fatores importantes de se colocar no papel.

5 – Pesquise além da criminalidade

Existem outros fatores de segurança que você precisa considerar antes de comprar seu imóvel.

Alguns exemplos são: possibilidade de alagamento das ruas em dias de chuva forte, e se há boa estrutura de esgoto para todas as residências. Esses fatores também influenciam na sua segurança e decisão final.

Decidir pelo lugar no qual você irá investir seu dinheiro merece atenção e bom planejamento. Siga nossas recomendações, e procure optar por um bairro seguro e com boa infraestrutura.

Para complementar a segurança, você também pode adquirir serviços como o  circuito fechado de televisão (CFTV), conheça as opções que a Treviso oferece!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.